Tomar realmente posição de mudança

Esperança e Fé 

José Carlos de Oliveira  

[email protected] 

Versículo para refletir  

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz”.  

(Eclesiastes 3:1-8) 

 

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”. (2 Coríntios 5:17-19) 

Há muitas pessoas abandonando igrejas, deixando de frequentar os cultos, porque se decepcionaram com irmãos, pastores e até mesmo – acredite quem quiser – com a mensagem de mudança que é passada no alimento do dia a dia de todo cristão e os ensinamentos das escrituras sagradas. 

Ora bolas, se o crente está aborrecido com o que está nas leis do pai, a hora é de ele rever seus próprios conceitos. A mudança, a transformação de vida tem que ser radical. Aquele que se prostitui, que não se prostitua mais. É simples assim! Não há meio termo para o Cristão. Ele tem que viver em mudança de vida, buscar realmente uma transformação completa, e não apenas de aparência. 

Este foi o caminho apontado por Paulo para a igreja de Corinto. No capítulo 3, de 1 Coríntios, versos 16 e 17, ele nos deixa uma mensagem dura, mas real a respeito deste assunto: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. 

Nem sei porque é difícil ao Cristão entender esta pequena grande verdade. Não é o pastor, não é nenhum irmão que o proíbe de tomar sua cerveja, de fumar seu cigarro, aliás, que cada um faça segundo suas próprias vontades, mas que não venha depois dizer que quer viver uma nova vida... e muito menos com choradeira. Para o verdadeiro Cristão não há e nunca haverá meio termo. As coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. 

E esta é a única verdade que o Cristão tem que ter em mente. Ele tem que respeitar seus limites e não fazer mais as coisas deste mundo, cuidando de agradar primeiro a Deus, para não ter do que se arrepender depois. Nada lhe é proibido, pode até ser legal tomar uma cervejinha, vez ou outra ou quando bem entender, mas sempre imoral aos olhos da verdade.  

Precisamos ter em mente que precisamos nos amar mais, e como Cristãos, viver apenas pelas leis e pelas escrituras... 

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. 

(2 Coríntios 5:20-21) 

Esta semana tem sido de reencontros no núcleo de recuperação para dependente químicos de álcool e outras drogas – Projeto Quero Viver – na comunidade dos Branquinhos. Ex-alunos, que ali estiveram como internos, se livrando do vicio e se encontrando a si mesmos e com a verdade das escrituras, estão levando uma palavra de fé e esperança àqueles que hoje ali estão internos, mostrando a eles que é sim possível uma mudança de vida. Basta apenas querer. 

A verdade é que pelo amor de Cristo, temos o direito ao melhor desta terra. E o que é melhor para um dependente que viver limpo do álcool e das drogas... 

Oração:   

Pai, hoje acordei com vontade de agradecer-Te por tudo que acontece e ainda acontecerá em minha vida, pelo novo sopro de esperança que me foi concedido, mesmo sem eu fazer por merecer. Oh, Pai querido, em nome de seu amado Filho Jesus Cristo, peço que olhe por meus amigos e familiares, e que aos meus inimigos lhes dê Paz e alegria para encontrar o caminho da sabedoria e da felicidade. Oh, Deus, em nome de Jesus Cristo, venho também lhe pedir que nunca me abandone, e esteja comigo em todos os dias da semana que se inicia. Amém! 

Comentários