Ser Igreja ou apenas ir à igreja?

Esperança e Fé  

José Carlos de Oliveira  

[email protected]  

Versículo para refletir  

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3:15) 

 

 

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. (Efésios 5:23-27) 

 

Está aí uma questão interessante, que merece uma reflexão mais profunda sobre o assunto. A Igreja é acima de tudo você, nós somos a Igreja. Prédios foram construídos apenas para receber pedradas e nos esconder da chuva e, vez por outra, para encontros e reuniões daqueles que comungam do mesmo pensamento e ideal.  

Em casa, no trabalho, na roda de amigos, quando você está em Cristo, está na Igreja. Você é nova criatura e como tal tem a obrigação de levar a mensagem do amor e da esperança. Suas atitudes irão determinar que tipo de Cristão você acredita ser ou pretende ser. 

Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra, em primeiro lugar? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas lendo a Bíblia? Infelizmente, devido ao pensamento de muitos, a realidade é esta: relacionamos a igreja como se fosse um prédio qualquer, que, por acaso, abriga determinada denominação.  

Se formos analisar com calma este assunto, veremos que somos nós (os cristãos) os maiores culpados. Se nem mesmo aos nossos filhos ensinamos o que é ser Igreja, como podemos pedir a outros que o façam. 

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.18) 

A Igreja não é um prédio qualquer, não é uma instituição de caridade; apesar de fazer o bem, não é um clube social; para entendermos a Igreja precisamos saber o que Jesus fala sobre ela. Quando nós entendemos quem Jesus é para nós, automaticamente vamos entender quem somos quando vivemos nEle e para Ele. 

E é justamente por causa do pensamento de muitos que a Igreja ainda é apenas um local de encontros, com a religiosidade se alastrando entre muitos que se julgam livres, tudo porque ainda não compreenderam sobre a liberdade que há em Cristo. 

A consciência de muitas pessoas leva-as a frequentarem uma igreja, sem nunca entenderem a importância de serem eles mesmos a Igreja. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Salmos 133:1) 

O Senhor Jesus nos chamou para sermos a Igreja e não simplesmente irmos à igreja, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e é isto o que a maioria faz. Acorde, cristão! O Senhor deseja que entenda que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é a própria Igreja.  

Ir à igreja é necessário e ser Igreja também é essencial. Ser Igreja é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você seja Igreja. 

 

“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja.” (Colossenses 1:24)  

 

Oração 

 

Senhor, obrigado por sua misericórdia e por nunca me abandonar, mesmo quando me mostro indigno de seu amor. Obrigado, Pai, pelas pequenas e importantes vitórias que consegui até aqui e mais ainda, Senhor, obrigado por minhas lutas, porque são através delas que mais busco e me encontro com sua verdade. Oh, Deus meu, em mais um dia de paz e alegria em sua presença, peço que esteja lado a lado com meus familiares e amigos, lhes ensinando qual o caminho devem seguir. Em nome de seu amado Filho, Jesus Cristo, peço ainda que ilumine a todos, enchendo seus corações de esperança em dias melhores. E tudo que Lhe peço hoje, e desde já Lhe agradeço. Amém! 

Comentários