O bom pastor cuida de suas ovelhas, as chama pelo nome

Esperança e Fé 

José Carlos de Oliveira 

[email protected] 

 Versículo para refletir 

“Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento”. (Eclesiastes 2:26) 

O bom pastor cuida de suas ovelhas, as chama pelo nome  

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (João 10:1-5) 

 

Refletindo sobre a palavra do Senhor que está em João 10:10, que diz que “o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; e Cristo vem para que tenham vida, e a tenham com abundância”, vemos quão grande é o sentido da mensagem transmitida por nosso Senhor. 

Lendo apenas o texto de João 10:10, fora de todo o contexto da mensagem, podemos até entender como falam muitos preletores, que pregam que o Senhor se refere ao inimigo e da vontade deste de destruir nossos sonhos e vontades.  

Mas quando estudamos com carinho a todo o capítulo 10 do evangelho de João, vemos que Cristo está falando é do bom pastor e do cuidado que este deve ter para com todos aqueles que ouvem e seguem seus ensinamentos.  

Notamos que o sentido da mensagem é bem mais amplo do que o transmitido por muitos pregadores da palavra, que pegam apenas parte da mensagem que está no verso 10:10 e fazem a muitos acreditarem que o texto fala de Satanás, que quer apenas roubar e destruir os nossos sonhos. 

Isto é mesmo uma verdade, porque é realmente isto que nosso inimigo faz. Ele destrói nossos sonhos, para que não persigamos na Fé, para que não sigamos a nosso Salvador, que é Cristo. Mas a mensagem que nosso Senhor nos passa no capítulo 10 de João é bem mais profunda e significativa. 

Ali Jesus falava em parábola e via que muitos não o entendiam como ainda hoje não o entendem, mas Ele mesmo tratou de esclarecer quanto à verdade de suas palavras, e tirar qualquer dúvida sobre o que queria transmitir. 

Ele falava dEle mesmo, do bom pastor, de todo aquele que vive para fazer a vontade do Pai e que não abandona os que o seguem, mesmo sabendo que muitos nunca irão compreender o sentido de suas palavras.  

“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. (João 10:7:9; 11) 

 Oração  

Pai, obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa e pela força para o trabalho. Obrigado Senhor, por mais este dia em que me levanto consciente de seu grande amor por mim, convicto de minha Fé e certo de que nada me afastará do caminho traçado pelo Senhor para minha vida.  

Oh, Deus meu, que nesta semana que se inicia, o Senhor possa derramar chuvas de bênçãos sobre meus familiares e amigos, e que a meus inimigos dê a compreensão do verdadeiro sentido da vida, que é o perdão e o amor.  

Amém! 

Comentários